sábado, 16 de maio de 2009

Tanzania e "fim da Africa"

Na Tanzania estive em apenas duas cidades, Zanzibar e Arusha, mas ja foi suficiente pra falar que foi um dos lugares que mais gostei ate agora, o outro ponto famoso daqui eh o Kilimanjaro e para ir la tinha que parar em Moshi, mas pelos precos preferi cortar da minha rota, ate porque para fazer a escalada eu teria que comprar algumas coisas, como um tenis... nao sei se comentei antes mas perdi meu tenis a mais ou menos um mes, na verdade um tenis, um casaco, um sabonete, duas toalhas, tres canetas, e parte da unha do dedao.

Zanzibar:

E um arquipelago que fica perto da maior cidade da Tanzania (Dar Es Salaam) e sem duvida um dos pontos altos da viagem ate agora, todo mundo aqui eh muculmano e a parte da cidade onde fiquei eh formada por ruazinhas bem estreitas onde todo mundo veste roupas tradicionais como burca e essas coisas, alem disso aqui tem varias ilhas uma mais bonita que a outra, com os melhores recifes pra fazer snorkling que vi ate agora, e agua absurdamente cristalina como da pra perceber pelas fotos, acho que qualquer coisa mais que eu fale mais vai ser meio repetitivo.











Arusha:

Arusha eh uma cidade que gostei de graca, na verdade aqui nao tem muito pra ver, mas achei bem simpatico. O que tem aqui de bom sao os safaris, mas pela primeira vez na viajem comprei uma passagem com antecedencia e logo no dia seguinte ja me arrependi, pois por causa dela nao consegui nenhum grupo pra fazer os safaris na data que eu podia. Entao ao inves do safari fui visitar a tribo Maasai, o que foi bem legal, apesar da van que tive que pegar pra ir ate la, eles conseguiram a facanha de barrar Mocambique, colocaram, em uma van que no Brasil so podem andar 12 pessoas, 18 pessoas sentadas 7 em pe e um bode... sensacional, mas a visita foi muito legal, deu pra conhecer um pouco como eles vivem, e participei daquela cena do Jardineiro Fiel com um monte de criancinha me dando a mao.










Fim da Africa

Na verdade ainda falta o Egito, mas acho que la e totalmente diferente dos lugares que vi ate agora. Vou tentar dar uma geral.

Preco: nao eh tao barato viajar pela Africa, as coisas aqui em geral sao um pouco mais caras que no Brasil, principalmente porque eles cobram quase o dobro em tudo para os turistas e por mais que vc barganhe nunca tem certeza se esta pagando o preco certo ou nao. Incrivelmente eu devo terminar a Africa dentro do meu orcamento o que sinceramente nao esperava, pois nao tenho poupado tanto, o que eh bom pois mostra que meus calculos podem fazer algum sentido.

Lugares para ir: as cidades maiores nao sao tao legais, porque elas nao chegam a ser muito grande e como sao bastante pobres nao passam de um centro onde vc nao vai ver quase nada da cultura africana e muita pobreza, por isso eh melhor ficar nas cidades menores, onde eh mais facil ter contato com as pessoas, e em geral onde estao as atracoes turisticas, nestes lugares quando voce nao esta em uma atracao turistica, voce se torna a atracao turistica, eh bem estranho todos te olham como se fosse um alien.

Pessoas: as pessoas que conheci em geral eram bem legais, mas uma coisa chata eh que na maioria dos casos no final eles dao um jeito de pedir dinheiro. uma coisa que eh engracada eh que 90% das minhas conversas comecaram assim:

Local - Como vai?
Eu - Bem e vc?
Local - Bem, da onde vc eh?
Eu - Brasil
Local - Ronaldo.

Nao tem jeito, a primeira coisa que eles falam eh Ronaldo, nem Ronaldinho nem Kaka, so ele.

Transporte: se vc nao liga pra conforto eh tranquilo viajar por aqui, eles colocam de tudo dentro do onibus, estao sempre atrasados, mas aviao na Africa eh bem mais caro que no Brasil. So como exemplo o trajeto de Monkey Bay para Blantyre no Malawi, o onibus era um onibus igual aos que circulam na rua do Rio, da Marcopolo, pois bem eu contei, eram 108 pessoas fora as criancas, mas uma vez eu era o unico branco e ninguem olhava pras janelas, so pra mim.

Comida: as comidas tipicas daqui nao sao muito boas mas da pra comer, na maioria dos casos eh algum tipo de tuberculo com um acompanhamento simples, normalmente muito barato e faz vc se sentir cheio durante uma semana, mas sinceramente nao tem gosto de nada, na parte do litoral tem bastante fruto do mar por bom preco.

Daqui vou pra Nairobi, mas so pra pegar o aviao, so vou conhecer o aeroporto basicamente, de la Egito, acho que serao mais ou menos 20 dias comecando por Cairo.

15 comentários:

  1. Eita, é muita informação, mas que bom que você tá gostando. As fotos são lindas. Mas como disse, acho um desperdício você não conhecer o Quênia. Dizem que é lindo lá.
    Beijos. Te amo.

    ResponderExcluir
  2. chuta o balde da vida e vira guia turistico da africa....hahhahahahahha

    ResponderExcluir
  3. Tomara que vc consiga comprar um tênis no Egito, pois assim vai andar muito mais e ter ainda mais coisaas interessantes para contar.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dudu. Primeira etapa,nota 10!
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Não entendi nada. A nota 10 fui eu, Anna quem deu. Não sei por que está saindo Tereza. Bjs p/ Dudu e pra Tereza

    ResponderExcluir
  6. Muito bonito jardineiro fiel! Boas pirâmides.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O Anônimo do jardineiro fiel aí em cima sou eu, tio Zé.

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Não consigo fazer só um comentário. Me encanto tanto que fico com vontade de conversar com você.Além de adorar os últimos paseios adorei a lista de perdas, o ser a atração turística ,viajar com o bode, ser o jardineiro fiel e sobretudo a espectativa que você tinha de que seus cálculos poderiam não fazer nenhum sentido junto a surpresa de descobrir que fazem,fantástico!Já estoucom a passagen para o Egito a pé e sem tênis, aguardo o passeio,bjs.
    Angela

    ResponderExcluir
  9. Oi meu filho só hoje estou lendo o seu blog. Estava em São Paulo e ao chegar fiquei muito feliz em saber que a Africa tem sido uma experiencia muito boa para você
    Beijos e continue assim

    ResponderExcluir
  10. Tenho acompanhado seus passos africanos. O jeito bem humorado dos seus comentarios dão conta de que voce esta vivendo bons momentos. Aproveite bem! Estive com o Edinho em Sao Paulo. Para variar, tomamos bastantes cervejas e rimos muito.
    Abraco

    ResponderExcluir
  11. A Anna não entendeu ter saído o meu nome ....vai ver que era por que eu quero muito te dar nota 10, e por muitas vezes. Parabéns!
    Em tempo, adorei as fotos Zanzibar; eu imaginava lindo como o nome, que eu adoro. Mas, é muito mais! Siga aproveitando muito. Bjs,
    Tereza

    ResponderExcluir
  12. Cara, esse chinelinho havaianas em todas as fotos ta muito engraçado....garoto propaganda!
    vibrações positivas!!

    ResponderExcluir
  13. Pé o lenadrio pé, diz: LINDOOOOOOOOOO!

    ResponderExcluir
  14. Como é q vc foi capaz de perder coisas tão diferentes de uma só fez? Trocou na tribo indígena q vc foi por uns produtos ilicitos!!! Esse negócio tá mais pra senhor das armas do que pra jardineiro fiel. Agora vai vender guarda-chuva no deserto!
    Eu só fiquei imaginando a cena do onibus, todo mundo te olhando!!
    abraços

    ResponderExcluir