quinta-feira, 28 de maio de 2009

Egito: Cairo e Aswan

Cheguei no Egito tem uma semana, e ja passei por Cairo e Aswan. Aqui eh bem diferente dos outros lugares que estive ate agora, parece que estou de volta a civilizacao, com excecao do transito que pode ser chamado de qualquer coisa menos civilizado.

Tudo aqui eh muito barato, especialmente a comida que, alem do preco ridiculo eh excelente, uma refeicao com entrada prato principal e sobremesa sai por uns 7 dolares.

O que eh complicado por aqui eh a comunicacao, pouca gente fala ingles, e os que falam o fazem muito mal, com o detalhe que ate os numeros se escreve de maneira diferente, um exemplo de como isto eh complicado, tinha que comprar uma toalha (de novo) e nao sei porque a mulher so me mostrava toalha de desenho animado, depois de tentar varios sinais e linguas diferentes decidi ficar com as tatarugas ninja.

Cairo eh uma cidade bem grande e muito facil de se perder (me perdi varias vezes), porque fora do centro as placas so estao escritas em arabe, o que faz com que as suas chances de ser atropelado aumentem consideravelmente, pois o transito eh completamente louco, cada vez que tem que atravessar a rua eh uma emocao, o negocio eh fechar o olho e sair correndo.

Bem, os pontos turisticos principais, sao as piramides, o museu do Egito e o bairro islamico,alem de varias mesquitas que tem espalhadas por toda cidade, deu pra ir em todos (e me perder pra chegar em quase todos).

As piramides sao bem maiores do que pensava, eh realmente espantoso, dificil de imaginar como fio possivel construir isso tudo tanto tempo atras.
Como da pra ver pela foto, nessa parte da viagem fui bem turistao e aluguei um camelo pra ir ate as piramides, nao eh muito confortavel mas eh divertido.


Baile funk na versao egipcia:

Nao sei muito bem como fui para nisso, tava andando de volta pro hotel e comecei a bater papo com um cara que tava tentando me vender um papiro, e por fim me chamou pra ir numa festa perto da casa dele... tava fazendo nada mesmo resolvi ir. Pelo que entendi a festa era o equivalente ao baile funk do Brasil, a diferenca eh que ao inves de funk musica egipcia e maior diferenca de todas... nao tem mulher, eh totalmente proibida a entrada de mulheres em qualquer festa tradicional egipcia pelo que me falaram. O bairro era tipo uma favelinha do egito, todo aquele papo que muculmando nao pode beber foi por agua a baixo, todo mundo doidao de cerveja e outras coisitas mas, uns coroas dando tiro pro alto, e todo mundo indo ate o chao.

Apesar de nao ter mulher valeu a experiencia, pois alem de engracada acabei dormindo por la e pude conversar um bocado sobre os costumes do pais, nao da pra escrever tudo entao quando eu voltar eu conto. Na foto ai em baixo to eu vestido com a roupa tradicional de la, ta sendo divertido aqui porque todo mundo fica na duvida se sou turista ou nao por causa da minha cara.








Aswan

Do Cairo vim pra Aswan, onde tem uns templos antigos como o da foto ai do lado, alem de museus e centenas de mercadinhos. A cidade fica a margem do rio Nilo, eh pequena mas bem simpatica.
Devia ter ficado aqui apenas dois dias, mas no trem que peguei pra chegar aqui conheci um cara que eh manager de um dos cruzeiros que faz o trajeto desta cidade pra proxima que iria pelo Nilo, o cruzeiro custa +/- 80 dolares por dia, mas depois de um bate papo ele disse que me cobraria so o preco de custo se eu quisesse, entao vou passar tres dias em um cruzeiro 5 estrelas por 18 dolares ao dia. Embarco amanha (sabado, 30/05) e chego na proxima cidade, Luxor, na segunda.

13 comentários:

  1. Ainda não consegui digerir essa história desse manager aí. Acho muito estranho o cara te dar um desconto de quase US70 só pq foi com a sua cara. Muito estranho. Fora isso, adorei o comentário: apesar de não ter mulger, foi bem legal. Super interessante, rsrsrs. Olha que tu vai voltar umdia, hein rapaz!!!!

    ResponderExcluir
  2. Dudu, pelas fotos não dá mesmo para saber que você é turista.
    Agora, quanto à negociação do cruzeiro, aguardo a próxima crônica para saber quem é mais esperto, se o manager ou vc.
    Mas faço fé no seu DNA porque parece que vc descobre diversão, alojamento e tudo bem baratinho, né?
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ai Dudu, e eu achando que era uma semana de trégua, sem esportes radicais, visitando as mesquitas, comendo bem, dormindo cedo ... ainda bem que hoje é sexta feira e eu vou tomar meus chopps por aqui. Bjo.

    ResponderExcluir
  4. Ainda bem que cheguei no Egito estava louca para passear por lá, que beleza,hein?!No Egito percebi que os pés estão calçados, ainda que de havaiana.Não existem tênis por aí? É melhor não arriscar comprar, Deus sabe o que vão entender e como você irá explicar é capaz de te trazerem o Mickey em pessoa.Há alguns anos disse a sua mãe e acho que para você também que você parecia o árabe do filme do Bertolucci "O céu que nos protege".Em cima do camelo e com aquela roupa não tive dúvidas, é êle mesmo, igualzinho, tá muito lindo você aí. Também parece ser seu habitat, enquanto em alguns lugares da África você era a atração turística aí você virou um local,a não ser pela dificuldade de comunicação. Fico pensando o que será que a mulher da toalha entendeu e como será que você gesticulou ou falou que saiu com uma toalha das tartarugas ninjas!!Lembranças de nossos tempos Disney!!Interessante você perder toalhas de novo, que será que acontece depois do banho? Agora vou dizer uma coisa você deve estar perdendo muitas coisas mesmo porque o que você está ganhando não tá no gibi,caramba,provavelmente você vai virar o homem que teve contato com a maior diversidade cultural que já conheci. Além do que, você tem uma facilidade de entrar em contato com as pessoas impressionante. Como é isso? Sai falando com quem aparece pela frente? Era impossível imaginar você num baile funk egípcio aliás era impossivel imaginar um baile desta ordem (ou desordem) por aí(será que os daqui se inspiraram nos daí?).No caso concordo com sua mãe,até fico com pena dela, ainda bem que nas sextas ela toma chop e seu tio e eu nadamos poque depois dos 50 estas notícias são aterradoras. Aliás, papiro é papiro mesmo? Agora como tudo já passou fica divertido. Olhamos bem a cara dos caras, tudo esquisito. Mas diferentíssimo, tipo um filme do Jarmush, aquelas imagens que só um local mesmo pode saber, bem periferia. Quanto a você se perder,não é novidade é assim desde pequeno, só que agora você se acha,só uma perguntinha - não é melhor abrir o olho na hora de atravessar? Quanto as pirâmedes (me lembrei daqueles filmes sobre a época que as construiam)são impressionantes e muitos morreram para edificá-las, não? Quanto ao manager fique de olho, espero que seja um bom sujeito. Nunca pensei que iria fazer um cruzeiro pelo Nilo, estou louca para saber como será. Ainda bem que posso viajar com suas palavras e suas imagens porque de certo jamais iria pegar um avião para tão longe.E te digo que depois desta viagem tenho acchado ir para Europa umabobagem,coisa de principiante. Saudades,
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Oi meu filho
    Como pode ver o sangue árabe é forte mesmo. Fico muito feliz em ver que você esta se saindo muito bem. Parabéns e continue sempre assim.
    Beijos

    Edinho

    ResponderExcluir
  6. Oi Dudu
    eu quero ver a foto dos tubaroes

    ResponderExcluir
  7. Oi Dudu,
    Piramidal!
    Bem, a Angela já disse tudo, não sobrou nada. Bom, não entendi essa "gaiola das loucas". Já não sei se o sangue árabe é tão forte, mas respeito as preferências...
    Do preocupado,
    Tio Zé

    ResponderExcluir
  8. Bem, achei meio estranho esse desconto também! mas levando em consideração q não tem homens nas festas e vc gostou da experiência,acho q já entendi a história. Ainda mais com essa roupinha! uhhh!!! Mas vc ficou bem com ela...
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Faaala Lobato...muito boa essa invencao de baile funk, todos acreditaram, menos eu que te conheco de outros carnavais...O legal é que vc usou a cultura local para tentar nos persuadir....
    Mas meu chapa, o teu camarada nao nasceu ontem, e certas coisas sao iguais em qlqer parte do mundo....dou minha cara a tapa se minha versao estiver errada. A verdade é mais simples que parece. Voce estava com sede de cultura e foi perguntar ao homem do papiro onde poderia descobrir profundamente os maiores segredos egipcios. Esse homem lhe indicou um centro cultural conhecido de maneira injusta como prostíbulo(uma piscina olimpica de cultura para os turistas) que voce tenta nos enganar chamando de baile funk (unico momento no egito que vc falou algo, escutou sei la o que e compreendeu perfeitamente). Chegando la, com aquela camisola (traje típico dos centros culturais 4x4, centauro e solarium e paris cafe as sextas feiras a partir das 21 horas) vc ficou maravilhado com tanto saber chegando a exaustao pubismental maxima. sem forcas pra voltar pra casa, preferiu tirar um cochilo por la e conversar mais um bocado sobre os costumes do pais, dessa vez de maneira mais descontraida ja que voce nao entendia nada do que eles falavam mesmo.

    é isso ai, meu camarada, vc tem mais é que chupar o pau da barraca....opa....

    abracao e muita cultura pra vc.

    ResponderExcluir
  10. Oi Du, sobre a sua enquete aí embaixo, acho bem legal ir para Ibiza, que seria uma mudança radical. Mas lembra que chegar na Espanha, vindo da África, brasileiro, sem passagem de volta, sem endereço local, sem dinheiro vivo, sem tênis,... pode ser bastante complicado.

    ResponderExcluir
  11. Gaba, vc disse que ia chitar o balde no blog mas não achei que fosse tanto. Também te amo, tá?

    ResponderExcluir
  12. acho que é hora de um post novo...se ficar com esse mais uma semana eu vou contar MAIS uma versao verdadeira.....abraço.

    ResponderExcluir