sexta-feira, 5 de junho de 2009

Egito: Luxor, Dahab e Alexandria

Como disse no post anterior fui de Aswan pra Luxor num cruzeiro 5 estrelas, pra quem nao acreditava, o preco foi mesmo aquele que falei e o cruzeiro foi como esperado, a media de idade beirava os 65 entao basicamente o que fiz foi comer, ja que a comida era de graca mas a bebida nao, e ficar estatelado na beira da piscina. Alem disso o barco fez duas paradas pra irmos aos templos de Comombo (nao tenho certeza como se escreve) e Edfu, nas fotos em baixo estao os dois respectivamente, o primeiro estava totalmente destruido, mas o segundo ainda tinha toda a estrutura bem preservada. Na foto do lado obviamente nao eh o barco que estava, mas eh igual.



Luxor:
Fiz uma passagem rapida por Luxor, fui correndo em todos pontos turisticos e ja segui viagem. Luxor eh a cidade onde tem a maior concentracao de templos antigos do Egito, mas muitos deles nao estao em bom estado de conservacao, mas os que estao vale muito a pena conhecer. Aqui tambem fica o "vale dos reis" onde estao todos os tumulos dos antigos faraos, mas as mumias foram pro museu, entao sinceramente nao tem tanta graca, vale pra entender um pouco mais da historia do Egito Antigo, e fazer perguntas que seu guia nunca vai conseguir responder (fiz varias, e cara do guia tentando inventar uma resposta era otima).





Dahab:
Uma cidade beira mar mas que nao tem praia. O lugar eh movido basicamente pelos turistas que fazem curso de mergulho, quem nao esta interessado em mergulho ou snorkling a unica alternativa eh a escalada no monte Sinai.
Cheguei la pensando em fazer o curso, pois todos diziam que era o melhor e mais barato lugar para isso, mas confesso que foi meio decepcionante quando fiz o snorkling e vi que na Tanzania era muito mais bonito. Considerando que a proxima vez que vou estar em um lugar propicio pro mergulho vai ser na Asia acabei desanimando de fazer o curso e decidi subir o monte Sinai.
Sempre pensei que escalada eh algo que nao tem o menor sentido, e depois de subir ate o topo (aprox. 2.500m) durante a noite durante a noite, pois eh muito calor para se fazer de dia, com minhas queridas havaianas passei a ter certeza. Se voce realmente nao estiver fazendo nada e nao tiver absolutamente ninguem pra tomar uma cerveja, como era meu caso no fim vale a pena, tem paisagens muito bonitas e eh um desafio... na verdade nao eh um desafio tao grande assim posto que ate senhores e senhoras beirando os 70 fazem a mesma subida (mas ninguem de havaianas)... mesmo assim eu gostei, deu pra conhecer um pessoal e depois de quase um mes e meio encontrei com brasileiros de novo. Como da pra ver na foto do lado deu pra tirar um cochilo la no topo.



Alexandria:
A cidade como um todo eh bonita, mas nao vi nenhum
a atracao muito impressionante, a verdade
eh que passei apenas uma tarde aqui, como devo passar mais um dia na antes de voltar para o Cairo, acho que eh mais justo escrever depois e dar mais uma chance pra esta cidade.

Daqui vou pra Siwa, que eh um oasis no meio do deserto do Saara, vou passar alguns dias la, e depois faco o caminho de volta para o Cairo pois ja comprei a passagem pra Grecia dia 13, entao talvez a proxima vez que escreva eu ja vou estar em outro continente, na segunda etapa da viagem.

Obs: Ia colocar mais fotos, mas acabou a bateria da minha maquina, antes de fazer o proximo post coloco algumas outras fotos neste.

7 comentários:

  1. Oi Du, muito bom chegar no trabalho e ver você! fotos lindas. Acho que você ainda acaba ganhando um troco das Havaianas, ou pelo menos um par de sandálias. Combinou muito bem com o cobertor "sapeca neguinho". Mas já comprou um tênis novo? Bjo

    ResponderExcluir
  2. Bem que eu tinha confiança no seu DNA!
    O cruzeiro valeu, inclusive parra um descanso, pois andar isso tudo só de Havaianas não de ve estar sendo fácil.
    Espero, agora, as fotos de tênis, e, quem sabe, num sleeping bag mais bonitinho...
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oi Dudu
    Estou com saudades. Estive fora este final de semana. Adorei esta escalada com havaianas (haja pés!!!!!!!!!!) O João já esta andando.
    Beijos
    Edinho

    ResponderExcluir
  4. Viagem super tranquila e muito bonita. Você até parecia um cara zen. Diferente dos demais comentários gostei do cobertor e do colchonetezinho, é sempre tudo com um estampado diferente ou que você não espera naquela situação, por exemplo florzinhas no colchão do Monte Sinai! Como você disse que se encontra gente de até 70 anos tenho tempo ainda para pensar mas creio que viajar através de suas historias já parece o suficiente.Fotos maravilhosas, acho que adoraria também visitar os templos mesmo que estejam acabadinhos. Só que prefereria ir de tenis, mas pensando que sua mãe faz caminhadas de havaiana de Copa até Ipanema, penso que está no sangue andar assim. Bom saber que João já está andando. Quem sabe vai gostar de camonhadas também.Este refresco depoisdobaile funk me fez muito bem, espero continuar em calmaria!Beijos
    Angela

    ResponderExcluir
  5. Caralho muleque, vc tá roots mesmo e olha q o chinelo tá meio branco ainda! Vc nem contou do barco direito. Com um camorote sozinho vc não foi jogar no cassino do barco, ficou bebado e foi dançar com uma velhinha?
    No fim das contas pelo q vi vc não tava tão mal acompanhado na durmidinha lá em cima do morro, não era nem uma velhinha de 70 anos, apesar do estilo mendigão de Copa.
    Mas na Grécia tudo vai melhorar!! Vamos dar uma animada nesse blog com detalhes sórdidos, pq esse jeitinho de monge virgem fazendo romaria pelo mundo não convencer ninguem, pelo menos a mim não.
    abraços
    vamos esquentar o blog!!!

    ResponderExcluir
  6. Seu animal, qual a dificuldade em comprar um tênis? Quer que eu mande o $$ via western union? hehehe

    Abração mlk!!!

    ResponderExcluir
  7. Dudu,foi pena não acertar mandar um comentário mas,agora acertei.Acompanhei com carinho a sua fantástica viagem.Bjs Lalá

    ResponderExcluir