terça-feira, 8 de setembro de 2009

Espanha: Valencia & Barcelona

Já tem um tempo que não escrevo, mas é porque estou em outro ritmo de viagem agora, depois que saí de Murcia passei três dias em Valencia, a cidade é bem grande mas os pontos turísticos não são tantos, se resume a alguns quarteirões do bairro antigo, além de um museu e a praia, que nem é das mais bonitas e demora um pouco pra chegar. Foi divertida minha estadia lá, nada de muito novo, mas divertida. Daí fui segui pra Barcelona.


Barcelona
Aqui a coisa toda muda, por causa dela que não tenho escrito muito no blog, estou encalhado aqui, me divertindo tanto que é impossível sair.
Quando cheguei em Barcelona vim com a idéia de procurar algum emprego temporário pra poder passar mais tempo em uma mesma cidade, mas o máximo que encontrei foi para distribuir flyer duas vezes por semana, o que não ajudaria muito financeiramente e seria extremamente chato, logo não aceitei.
Ao mesmo tempo que buscava alguma coisa pra trabalhar, também procurava algum lugar pra ficar pagando menos do que no albergue, e a solução estava ali mesmo, este albergue tem um esquema um pouco diferente e noitada de graça todo dia, a maioria que trabalha ali é brasileiro, e conversando com um e com outro depois de alguns dias fiquei sabendo que tinha um quarto disponível na casa que todo mundo dizia que era a mais divertida de Barça. A casa fica em Gracia que é considerado o bairro mais catalão da cidade, sem muitos turistas e formados por ruazinhas pequenas e muitas praças, como o preço compensava, e mesmo que não arrumasse nada pra trabalhar ia estar economizando, resolvi topar alugar o quarto por um mês.
Os moradores oficiais da casa eram, até então, dois paulistas (Raba, Badeco), dois argentinos (Matias e Lua), e uma espanhola (Janaína), o que parecia o pesadelo pra qualquer carioca acabou sendo de fato uma experiência muito divertida, tudo na casa é compartilhado, não tem separação de gavetas na cozinha, muitos instrumentos por toda a sala, e música do momento que se acorda até pegar no sono de novo, apesar das origens dos moradores todos são muito gente boa e a casa recebe tanta gente o tempo todo que tem dia que não precisa nem sair pra conhecer um monte de pessoas novas, na sala tem alguns colchões pras visitas e desde que cheguei aqui em todos os dias teve pelo menos um sendo utilizado, nessa última semana eu estou nele já que meu período no quarto se esgotou e fui substituído por uma finlandesa (nada mais justo). No vídeo que coloquei lá em baixo tem um exemplo do que a gente chama de quarta-feira monótona, o cara que ta tocando violão é um russo que a gente conheceu no albergue, e o Nacho um argentino que ta sempre na casa, na percussão Raba e em seguida Matias, e na dança Sana e Bto (sueca e paulista, respectivamente), nas palmas e sorrisos Deco e eu. Aproveito este espacinho pra mandar um abraço e agradecer a todo mundo que mora ou que passou pela Verdi nesse tempo, como da pra ver pela foto do Raba a despedida foi tão animada que não teve como ninguém acordar pra dizer um tchau e agradecer (mesmo meu voo sendo as 14:30).



Mas além da casa aqui em Barcelona também tem outras coisas, todos os pontos turísticos manjados, Sagrada Família, La Pedrera, Parque Gwel e etc. , mas esses nem precisa que eu conte, todo mundo já sabe... barça é uma cidade ótima pra se perder por todas as ruas, em cada área com um estilo de construção o que faz aquela volta pra casa na madrugada muito mais agradável, além de fazer com que a bicicleta e skate se tornem o transporte perfeito pra todas as horas.
Passei aqui o mês de agosto, justamente a alta temporada de turismo, a cidade estava super lotada, o idioma oficial se tornou o inglês e se não fosse por nosso refúgio em Gracia acho que nem teria usado o castellano.
Tive a sorte de estar aqui na época da festa de Gracia, quando todos os moradores se reunem para enfeitar as ruas dos bairros com as mais criativas decorações, e o bairro todo fica em festa por uma semana.











Tive azar que nao tava tendo nenhum jogo, mesmo assim consegui ir ver Barcelona x Man city, na estréia do Ibra, o jogo foi ruim, mas valeu pra ver os estádios e como são os torcedores por aqui... bem diferente do Brasil.




Agora já estou em Budapeste, sigo mais alguns dias aqui e depois vou para Belgrado e Istambul.
Vou tentar voltar a escrever no blog com frequência, se não tiver mais nenhuma Barcelona pelo caminho acho que não será problema.

4 comentários:

  1. Oi Du, que bom retomar nossa viagem! muita gente estava perguntando por você. Que a nova etapa continue muito feliz! (sem sustos, de preferência). Bjo

    ResponderExcluir
  2. Dudu, curtindo um resfriado sábado à noite, me deparo com seu feed. Adorei! Que você entre novamente no ritmo de muitas descobertas por novas terras com a mesma alegria e sorte no contato com as pessoas! Bjs

    ResponderExcluir
  3. ae du! bela descrição de bcn! a verdi sente sua falta! abração de todos verdis! e que vc nunca pare de viajar!

    ResponderExcluir
  4. Demorei mas cheguei. Tava com saudades do blog, apesar de já ter ouvido todas essas histórias. Em breve espero ser personagem dele tb. Tô chegando, hein!

    ResponderExcluir