sábado, 7 de novembro de 2009

Tailandia: Chiang Mai

Apesar do começo estranho na Tailandia as coisas estão melhorando. Aqui é complicado sair dos programas de turistão, a quantidade de mochileiros é grande, mas a maioria deles só vem pra por ser barato e não estão interessados em conhecer o lugar de verdade, passam dois dias em cada cidade bebendo fazendo tour seja ele qual for e no fim do dia comem no McDonald, é mais ou menos como os turistas que vão para o Rio ficam dois dias vão ao show de mulatas no Scala e dizem que conheceram o Brasil. Não que não seja divertido fazer isso, mas não é exatamente o que procurava, talvez por isso o post antipático sobre Bangkok e também por isso estava pensando em reduzir minha estadia na Ásia. Porém buscando um pouco melhor descobri que tem mais gente viajando como eu, não muitos, mas tem.

Chiang Mai
Cidade no norte da Tailandia que apesar de ser a segunda maior do país lembra muito uma cidade pequena brasileira, não tem prédios e fora as avenidas principais, só tem ruas pequenas.
A cidade em si não tem nada demais, é mais conhecidas por suas trilhas e esportes que teoricamente deveriam ser no meio da floresta.
Eu, ainda no estilo turistão, logo na primeira noite fui ver uma luta de boxe tailandes, e pra minha surpresa só tinha turistas na platéia, os únicos tailandeses que estavam lá ou eram lutadores ou de sua equipe, até a narração era em inglês, como disse antes, não deixa de ser divertido, mas eu me senti meio bobo de estar lá vendo algo que nenhum local se interessa.

Em seguida fui pra uma das trilhas que dura três dias e inclui rafting passeio de elefante (dessa vez elefante de verdade), dormir na vila no meio da floresta e cachoeiras, tudo é bem legal a decepção fica quando você percebe que todo caminho que vc fez caminhando estava na verdade bem próximo de uma estrada, e que para ir nas cachoeiras e outras coisas tem que pegar um carro o que corta totalmente a idéia de uma trilha de verdade.




Voltando da trilha resolvi que tinha que fazer alguma coisa pra sair deste pacotão turístico sem fim, então que encontrei um curso massagem com uma velhinha (na foto abaixo é a velhinha da direita) gente boa, na cidade tem vários cursos, mas todos os outros que vi eram bem profissionais, com pessoas uniformizadas e ar condicionado, esse pareceu mais tradicional e melhor pra conhecer pessoas, e ainda tem a vantagem que pagando dez dias pode ficar quanto tempo quiser (tem um cara que já ta a mais de dois meses) além disso ela ainda liberar pra gente fazer massagem nos clientes o que é bom pra praticar. É mais ou menos o que procurava, pessoas viajando sem pressa, sem aquela obrigação de ficar bêbado, e tentando sempre conhecer melhor o país.
Desde então to comendo só comida tailandesa nos lugares mais esquisitos, o que é sempre uma aventura, já que muito desses lugares ninguém entende nada de inglês, então você nunca tem muita certeza do que pediu. Além é claro das coisas que a Wandee nos oferece e fica mal recusar então sempre comemos seja lá o que for (sempre fingindo que ta uma delícia).
Ainda por sorte, nessa época é quando ocorre uma das maiores festas do ano o Loi Ga Tong, que dura três dias e é para comemorar o fim da estação de chuva.
Tudo é bem simples, mas interessante de ver, todo mundo soltando balões, fogos de artifício, e colocando oferendas no rio, além do desfile de carros e roupas tradicionais. Eu tentei participar de tudo um pouco, lá no curso montamos nossas oferendas pra jogar no rio, acendemos velas, e soltamos balões, mas faltou experiência, um dos balões foi para o rio e outro foi parar na árvore que tava atrás da gente quase causando um incêndio... mas os outros dois subiram que foi uma beleza.



Daqui vou para o Laos, honestamente não sei o que tem lá, nem sei quanto tempo vou ficar, mas espero que seja bom.

8 comentários:

  1. Oi Du, desse jeito também acabei gostando muito da Tailandia e acho que o Laos vai ser um barato!
    Bjo
    PS:Parabéns! "Com muita festa no Maracanã, Vasco vence o Juventude e volta à Série A.O Vascão voltou...o grito da torcida veio em uma mistura de alívio e desabafo neste sábado, no Maracanã" (O Globo)

    ResponderExcluir
  2. Oi Dudu

    As vezes temos boas surpresas. por isso não desista.

    Beijos

    Edinho

    ResponderExcluir
  3. A distãncia estou gostando muito da Tailândia. Adorei aquela festa e com certeza a foto que tem aquelas bandeirinhas penduradas vai para nosso porta retrato digital, colorido maravilhoso! Demorei a escrever porque fui pesquisar o que era pong show e fiquei um pouco chocada você devia ter avisado que não era para senhoras com mais de cinquente anos. Mas recobrado o susto retomo meu caminho de acompanhar voc~e para o Laos. Espero que tenha aprendido direitinho aqulea massagem porque vou querer experimentar na sua volta. A velhinha não é muito mais velhinhe do que eu, parece.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  4. Achei demais saber que você está realmente viajando fora do esquemão turístico.
    Assim você vai voltar com uma bagagem de conhecimentos, que incluirá TODAS as "velhinhas" seguidoras do seu blog - entre as quais me incluo - na fila de uma massagem tailandesa...
    As fotos estão lindas.
    Aguardo informações em breve sobre o Laso.
    Boa sorte!!!

    ResponderExcluir
  5. Fala, Lobato!!!!!
    Cara, vc é muito corajoso mesmo....nunca vi ninguem fazer massagem tailandesa com um senhora de 70 anos....mas sei la neh, muito tempo longe da terrinha.....
    é isso ai, vascao voltou e ja almeja Tóquio em 2011, da uma passada pelo Japao e vai arrumando um lugar pra gente em 2011.

    Abração, meu chapa!
    vibrãções positivas!!!

    porra,,,no dia da volta a primeira divisao, fiquei tao feliz(levemente alcoolizado) que tentei ligar pro teu cel umas 10 vezes e ainda fiquei pensando: "esse puto desligou o cel, que viadinho" hahahahaha...

    ResponderExcluir
  6. Oi Duda,

    A cruz de malta é o teu pendão...
    Com Eurico foi o caos
    Com Dudu no Láos
    Vascão é o campeão

    As fotos estão lindas.

    Parabéns e beijos

    Tio Zé

    ResponderExcluir
  7. Nao entrava aqui a maior tempao qnd vejo vc já tá indo pro Camboja. Caralho, essa viagem é o milagre da multiplicação do dinheiro, agora já sei pq vc fez adminstração.
    O Thiago tá aindo pela Asia tbm. Tá na Malásia.
    Sei lá se é perto!!! mas vc tem o mail dele qq coisa né?
    Esses comentários tão maior depre... negocio de segundona!!!
    ahhh!!!
    To indo pra America, California, se quiser dar uma passada por lá ou no méxico, me avisa...
    abraços

    ResponderExcluir
  8. Fala Lobato,
    estou na Malásia e vou partir para a Thailândia, qual são seus planos... volto p o Brasil dia 20 de dezembro! abçs
    me mande um email qq coisa thiagomsf@hotmail.com
    Abçs
    Thiago Merçon ( Geo-UFRJ)

    ResponderExcluir