quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Volta

Bom estou de volta, há muito tempo diga-se de passagem. Do último post pra cá foram duas paradas e o regresso a terrinha. Uma delas de apenas um dia em Londres e outra de cinco dias em Barcelona.
Provavelmente ninguém mais está lendo o blog, afinal já tem tempo que estou por aqui, já deu pra matar saudade do chopinho com os amigos (provavelmente o que mais senti falta), mas desde que voltei prometi pra mim mesmo que ia escerver este último post aí está.


Londres


De Londres não tenho muito o que dizer, passei apenas uma noite no aeroporto e pra quem acha que isso é algo estranho, um pouco louco, é porque nunca passou uma noite no aeroporto de Londres... a quantidade de gente dormindo pelo chão é tanta que fica até difícil achar um cantinho pra deitar, e a coisa já é tão comum por lá que o guarda te acorda, com toda educação mas sem cerimônia nenhuma quando chega a hora do aeroporto abrir.


No mais saí por algumas horas na cidade, quase congelei, afinal depois de um ano inteiro no verão tive que comprar um tenis, casaco para frio e calça, e encarar zero grau foi algo terrível, mas valeu para ver a neve, coisa que mal conhecia, provar um tradicional café da manhã inglês com linguiça frita, ovo frito, bacon... só coisa light, e ainda tomar um chopinho em um pub. Mas confesso que tava tão perdido que não consegui nem chegar no Big Ben e dos outros pontos turísticos mais manjados.


Barcelona

Barcelona foi bom para rever alguns amigos, voltar ao clima da casa Verdi, ver como fica a cidade no inverno, além de ver mais um jogo do Barça.
É um clima bem diferente do verão, as ruas não estão tão cheias, não tem aquele ar de loucura constante, parece até que é uma cidade séria.




Volta ao Brasil

Agora que estou de volta as perguntas que mais escuto são: do que mais gostou? O que você aprendeu? Voltou cheio de idéias? Vai abrir um negócio? Que dicas você pode me dar? Você faria de novo? Mas faria igualzinho? O que mudaria?
Então a resposta de cada uma dessas perguntas segue aqui em baixo por ordem:
É difícil dizer. Não sei. Acho que não. Que negócio e com que dinheiro!?!? Acho que não muitas. Claro. Claro que não. Nada.

Depois de devidamente esclarecidas as dúvidas mais básicas vamos para algumas considerações.
Pra quem pensa em viajar só o que posso aconselhar é; vá. Vai pra onde você tiver vontade, vai pra aquele país que você sempre teve curiosidade, que tem o monumento que você sempre quis ver, onde você acha que tem mais mulher bonita, onde você acredita que vai encontrar a praia perfeita ou pro lugar que você acha o nome mais engraçadinho. Sei que é total chavão, mas não indico ninguém pra ir a lugar nenhum, tenho plena consciência que alguns dos lugares que mais me diverti não tem nada demais, as coisas só dependem da experiência que você tem...
quando poderia imaginar que no interior de moçambique conheceria um monte de gente com história de vida impressionante e no fim da noite estaríamos todos tomando rum e brincando em uma praia paradisíca.


Cuidados que você deve tomar: seja educado e respeitoso com todos, assim dificilmente você terá problemas. Em geral todos gostam de turístas, se você mostrar respeito e interesse em conhecer um pouco mais da cultura do lugar que está, todos irão lhe tratar muito bem e se esforçar pra te mostrar o que o país tem de melhor, ainda que o melhor que não te pareça tanto.

Idioma: isso é o que todo mundo já sabe, inglês. Claro que quantos mais idiomas você souber aumenta o número de pessoas que você pode falar, mas só com inglês já da pra se virar em quase todos os lugares. Sempre tente aprender nem que seja apenas oi da língua local, assim você mostra que está tentando aprender sobre tal paìs e as pessoas em geral gostam.

Dinheiro: o custo de uma viagem pela África subsahariana é bem semelhante ao de uma viagem pelo interior do Brasil. Na Europa é obviamente mais caro, mesmo no Leste que todos dizem que é mais barato a diferença não é tão grande assim. Já a Ásia é onde qualquer mochileiro mão de vaca se esbanja, é impressionantemente barato. O problema do dinheiro está quando vc volta, deixe uma reserva generosa para este momento, digo por experiência própria que nem sempre o emprego vai surgir tão fácil como se imagina.

E o que se ganha de fato com esse tipo de viagem é difícil de explicar, é uma coisa muito pessoal, uma sensação de ter vivido, quase de dever cumprido, e algumas vezes nos momentos mais estranhos te da uma tranquilidade, como quando você está em um metro lotado, ou naquela rua cheia de pessoa andando rápido e camelôs gritando ou em qualquer outro ambiente estressante do dia a dia, vc observa alguma coisa que te faz lembrar do cabrito amarrado no teto de uma van superlotada em Moçambique, ou daquela noitada perfeita em Barcelona, ou aquele por do sol no rio Mekong que você acompanhou com uns amigos em total silêncio até que três franceses começaram a cantar bem baixinho uma música da Edith Piaf, então você volta a realidade, olha o caos em volta. Sorri. E continua andando.
















3 comentários:

  1. Obrigada Du, foi muito bom viajar com você. Eu também sorrio no meio do caos, até qdo rola uma lagriminha, é que me lembro que existe um Dudu e um Tunico por aí. Muito sucesso e alegrias ainda vêm nas próximas etapas! Bjo.

    ResponderExcluir
  2. oi Dudu
    Como é bom ter filhos tão maravilhosos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Ah ! Que pena que acabou a viagem. Foi uma das melhores que fiz, não gastei dinheiro, não me estressei, somente à distância, conheci lindos lugares, não precisei falar quando não queria, os lugares chegaram na minha frente sem que eu tivesse que procurar no mapa, vi coisas que nunca pensei ver e com um narrador muito especial como você que conseguiu me transportar para maravilhosas aventuras. Muito obrigada Dudu.
    Suas fotos circulam pela minha casa como se lá eu estivesse estado também. Ainda hoje, e, creio que para sempre, estou sentada na mesa e lá aparece você no camelo, abraçado com um africano, os balões da Capadócia e outras, muito bom mesmo! Um beijo,
    Angela

    ResponderExcluir