terça-feira, 21 de abril de 2009

Chintsa, Durban e fim da Africa do Sul


Minha viagem pela Africa do Sul acabou, nestes ultimos dias tive alguns problemas com as datas dos onibus que deveria pegar entao acabei nao indo para alguns lugares que gostaria e passei mais tempo que esperado em Durban.

Minha primeira parada depois de Port Elizabeth foi a "cidade" de Chintsa, que se resume a uma imensa praia com cercada por montanhas, na foto do lado aparece meu albergue escondido entre as arvores, e em baixo mostra a vista do refeitorio. Pelas fotos ja da pra ter uma ideia da praia que alem de linda eh imensa, corri por um bom tempo e nao pude ver o final. O albergue de la foi o melhor que fiquei, em relacao tanto a area fisica como o pessoal que trabalha la, tinha direito a volei com vinho de graca no fim da tarde, um jantar com a melhor comida que comi na Africa do Sul, e um bar com sinuca que durou toda madrugada.











Depois de Chintsa devido a minha falta de informacao em relacao as datas dos onibus achei melhor ir direto para Durban, mas pra quem ta pensando em viajar recomendo fortemente Coffee Bay, em Durban fiquei na casa de uma menina que conheci pelo couch surfing durante o fim de semana, e a partir de segunda fui pra casa de um brasileiro que tinha conhecido em J-Bay. Como a casa da menina era no suburbio de Durban acabei nao conhecendo muito bem a cidade, mas deu pra ter uma ideia de como eles vivem e conversar com a familia inteira sobre politica e habitos daqui, como assistir ao rugby fazendo um churrascao, ir a um show de rock onde todo mundo leva comida e bebida e assiste ao show sentado no parque, alem de surfar em Cave Rock.

Quando encontrei com os brasileiros aqui comecou a chuva, esta a dois dias chovendo e ventando sem parar, logo continuei sem conhecer muito bem a cidade, mas foi divertido, deu pra matar a saudade do video game.

Passei por Durban sem tirar nenhuma foto, quem me conhece sabe que isto nao e nada surpreendente. Se na saida me lembrar tiro alguma e posto aqui.


Minha impressao Africa do Sul:

Um pais muito bonito, com uma uma infra estrutura de turismo impressionante. Na parte do litoral por onde viajei nao tem nada a ver com a imagem que temos de Africa, as cidades tem construcoes no estilo europeu, as estradas sao impecaveis, os albergues sao otimos e a comida nao tem nada de assustador. Pelo que ouvi a realidade e bem diferente no interior do pais, com pequenos vilarejos so de negros onde mau se tem eletricidade, mas isso nao posso falar pois nao vi. O clima nesta epoca e bom, muito sol e calor durante o dia, e de noite faz bastante frio.

O racismo ainda e muito muito forte por aqui, nesse tempo pude presenciar algumas atitudes e muitos discursos racistas, e algo que realmente chama a atencao. Amanha (21/04) vai ocorrer a eleicao do proximo presidente, e vi o ultimo debate na tv. O negro apoiado por Mandela vai ganhar sem a menor duvida, mas pelo que vi e ouvi nao sei se e o melhor, ele e arrogante, nao respondeu nenhuma pergunta no debate e se recusou a participar de alguns debates anteriores (qualquer semelhanca e mera coincidencia), mas tem o apoio de Mandela entao todos negros vao votar nele. Pelos candidatos da pra ver como e o pais neste sentido, tem o negao que ja mencionei, uma branca extremamente preconceituosa que todos os brancos vao votar, um muculmano que todos muculmanos vao votar, e dois em cima do mura de partidos menores, ou seja cada um tentando defender o seu.


Sobre a Copa, ninguem liga muito, os brancos so gostam de rugby, cricket e bastante surf em todo litoral, entao o futebol sobra pros negros. Os estadios ainda nao estao nem na metade, na foto do lado tem o estadio de Durban, e o mais adiantado que vi ate agora, se der coloco a foto de Cape Town, ele ainda ta no osso. A liga daqui e fraquissima e quem gosta de futebol acompanha o campeonato ingles.

Dava pra falar mais, mas acho que ja escrevi demais e deve estar comecando a ficar chato.

Amanha (22/04) vou para o reino de Swaziland, deve ser otimo, pais pobre onde 39% da populacao e portadora do virus da AIDS.

Apenas duas coisas mais, quando postei na ultima vez esqueci de colocar as fotos do safari, mas ja atualizei, quem quiser da uma olhada no post anterior, e escrevi o texto dois dias atras, mas nao deu pra postar, ja estou em Swaziland mas depois falo sobre isso.


Um abraco, agradeco por todos comentarios.


12 comentários:

  1. Oi Du,que boa surpresa. Você tinha dito que só ia conseguir postar alguma coisa quando chegasse em Maputo.Muito boa a "matéria" fehando a África o Sul. Estou curiosa pra saber de Swaziland, vi fotos do albergue Sondzela, agora é Africa pra valer. Saudades, não quero falar nos índices, mas todo cuidado é pouco. Bjos

    ResponderExcluir
  2. E aí menino, que surpresa einh, tava falando com meu irmão esses dias e ele me disse sobre sua viagem, me deu o endereço do seu blog e assim tb posso acomppanhar. Se vier pra esses lados, de Paris, Belgica me avisa, e nos encontramos, até pode ficar aki em casa se quiser. Vou deixar meu e mail aí p vc. Beijao e aproveita bastante!!! Natasha :)

    marge_simpsonrj@hotmail.com

    ResponderExcluir
  3. Fala Dudu,

    Bela viagem!!
    Já sabe quando vai para Moçambique?
    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nossa Dudu você está se tornando um grande reporter de viagens, dá para se ter uma ideia direitinho dos lugares onde você passa, o resumo foi ótimo. Não sei se fazemos companhia para você no blog ou se você é que faz para a gente aqui no Rio com estes passeios tão lindos. Como não sou a mãe mas a tia posso dizer que TODO CUIDADO É POUCO!!!Bjs. AngelA

    ResponderExcluir
  5. Oi Du, a cada nova crônica vc me surpreende mais. Saudade de vc. Se cuida, não só por causa dos "índices", mas por causa dos crocodilos tb, se é que vc me entende. E aproveita bastante, tá? Te amo. Bj

    ResponderExcluir
  6. faaaaala Edu, blz?? Estou acompanhado desde a sua primeira postagem, tá muito show sua viagem cara. Parabéns!!!!! Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  7. Cumprimenta todo mundo de longe nesse tal reino ae...
    :)

    Abraaa

    ResponderExcluir
  8. meu camarada, evita excessos alcoolicos,,,
    abracao.

    ResponderExcluir
  9. Reino?? Que porra de reino é esse? O que que vc tomou, meu camarada?

    ResponderExcluir
  10. OiRondon, como sobreviveu até hoje sem conhecer o Reino da Swazilandia? Sua Majestade é o Ngwenyama Mswati III. Kd_u_du também é cultura. Bjo

    ResponderExcluir
  11. Anna, eu não sei pronunciar esse nome! hehe

    ResponderExcluir
  12. O botafogo foi TRI-VICEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE..hahaa


    abraço

    ResponderExcluir